sexta-feira, 16 de março de 2018

Considerações sobre o desabafo de Faustão.



Foto – Fausto Silva, o Faustão.
Em 12 de maio de 2018 Rogério Betin (notório por ter feito várias denúncias de supostas irregularidades e trambiques envolvendo Felipe “Malakoi do hebraico” Neto) postou um vídeo em seu canal comentando a respeito do recente desabafo do apresentador Fausto Silva, o Faustão, onde ele se recusou a cantar a música “hoje é um novo dia” por achar que não há clima para isso (a ponto de dizer que o tal “novo dia” nunca chega) e que só isso fará quando realmente for um novo dia. Faustão também fez críticas ao governo Temer. O apresentador global disse, entre outras coisas, que o governo nada faz para a população e a rouba. Faremos algumas considerações a esse respeito.
Primeiro de tudo: grande coisa o Faustão ter tecido críticas ao presente governo. Criticar o governo e os políticos que ai estão a coisa mais fácil do mundo é. É como bater em bêbado de rua. Queria muito ver se Fausto Silva teria peito para espalhar merda no ventilador para cima de bancos, especuladores, agiotas e outros atravessadores financeiros que patrocinam veículos da grande mídia como a própria Rede Globo (os quais também compram políticos e juízes para que eles legislem em seu favor). Como já dito aqui no blog várias vezes antes, o sistema financeiro é onde a boca de fumo da corrupção se encontra. Queria ver se uma denúncia contra o sistema financeiro, seus representantes (Itaú, Bradesco, Santander e outros) e o bolsa banqueiro que enche os bolsos dessa gente por meio das altas taxas de juros com que se paga o serviço das dívidas interna e externa iria ao ar em plena tarde de domingo.
Também gostaria muito de ver se a Rede Globo ia deixar o Faustão espalhar merda para o lado do Judge Murrow, do Judge Bretas e outras estrelas da Lava Jato e cobrar explicações sobre as denúncias do Tacla Duran, as relações do casal Moro com o advogado e padrinho de casamento Carlos Zuccolotto, sobre o auxílio-moradia e outros benefícios que eles ganham e que ajudam a turbinar seus salários à revelia da lei, sobre o caso Banestado, sobre o fato de terem reduzido as penas daqueles que fizeram delação contra Lula (entre eles Alberto Yousseff e Nestor Cerveró) e quem sabe até falar sobre as relações do Judge Murrow com o doleiro Dario Messer. No que seria no mínimo uma bela de uma torta na cara no esquema Car Wash (diga-se de passagem, no caso específico da corrupção dentro do poder judiciário, vejo veículos midiáticos direita falarem sobre isso, mas nunca colocarem o nome das estrelas da Car Wash no meio). Quem sabe até espalhar a merda em cima do ventilador da própria Globo a respeito de como ela foi salva no primeiro governo Lula, os R$ 2 bilhões que deve de impostos ao governo de sonegação fiscal, os negócios escusos da Globo na transmissão de jogos de futebol e outros trambiques na qual a emissora da família Marinho está envolvida.
A julgar por suas falas, tanto Faustão (que em determinado momento cobra que as pessoas votem melhor e diz que “urna não é penico”) quanto Rogério Betin parecem ignorar o já aqui citado fato de que a boca de fumo da corrupção não está nos políticos, e sim no sistema financeiro. Tais políticos, como Jessé Souza aponta em suas obras, são como os aviõezinhos do narcotráfico: aqueles que fazem o serviço sujo dos traficantes, se expõe à polícia e que ficam com as sobras do saqueio que fazem.
Faustão também diz que o Brasil é o único lugar do mundo onde o Governo nada faz por você e que ele te rouba. Faustão parece ignorar o fato de que no mundo capitalista o Estado tem seu caráter de classe (algo que Karl Marx constatou em meados do século XIX), e um governo como de Michel Temer, um representante orgânico da elite do atraso, não é exceção. O governo Temer nada faz por você pelo simples motivo de que ele está ai justamente para esse fim. Para esfolar o povo em nome do sistema financeiro nesse período de crise econômica. Michel Temer e sua canalha ao poder foram alçados para servir e remunerar por meio do serviço da dívida, perdão de dívidas do imposto de renda (como os R$ 25 bilhões perdoados ao Itaú pelo vampirão) e aplicação de uma draconiana política neoliberal de arrocho e retirada de direitos (da qual o PT jamais se atreveria a fazer na intensidade que essa gente deseja) nesse momento de crise econômica o sistema financeiro e seus representantes (sem esquecer de seus sócios menores que também especulam com as altas taxas de juros, tais como industriais, multinacionais, agronegócio, fundos de pensão, empresas de mídia e outros).
E achar que governos que nada fazem pela população é uma jabuticaba exclusiva do Brasil é ser no mínimo muito ingênuo e politicamente analfabeto. Ou será que ele já ouviu falar de governos como os de Carlos Salinas de Gortari no México, Carlos Andrés Perez na Venezuela (durante cujo governo aconteceu o famoso Caracazzo), Gonzalo Sánchez de Lozada na Bolívia, Augusto Pinochet no Chile, Carlos Menem e Mauricio Macri na Argentina e de Boris Jel’cin na Rússia, os quais aplicaram em seus respectivos países a mesma agenda neoliberal que aqui FHC aplicou e Michel Temer aplica no presente momento (e que a própria Globo quer que seja aprofundado)? Ou mesmo Ronald Reagan e sua reaganomics nos EUA e Margareth Thatcher na Inglaterra (onde cortes em programas sociais foram feitos e cujas políticas inspiraram as políticas neoliberais aplicadas na América Latina nos anos 1990)? E Rogério Betin endossa tais críticas de Faustão ao governo, o qual taxa o governo de incompetente e que gesta mal os recursos da nação. Mal sabem eles que a parte do leão da má gestão dos recursos públicos não é para remunerar o funcionalismo público, empresas estatais ou para investir em programas sociais, e sim para remunerar o rentismo financeiro por meio do sistema da dívida e as altas taxas de juros (taxas essas que Dilma Rousseff tentou reduzir em seu primeiro governo, mas que não teve o devido sucesso devido à resistência dos setores da economia ligados ao sistema financeiro).
Faustão demonstrou um analfabetismo político que a uma emissora como a Rede Globo, envolvida em todo tipo de trambique e falcatrua, é muito conveniente. E assim mais uma vez os políticos são utilizados como bode expiatório das mazelas que afligem o cidadão comum e ajudando a perpetuar nas pessoas a falaciosa ideia da corrupção apenas entre os políticos, nunca do setor privado. Em outras palavras, a corrupção apenas do prefeito Quimby, nunca do Senhor Burns. Mas o que mais impressionou ai não é nem a “fulanização da corrupção” feita pelo próprio Faustão, e sim a hipocrisia e o cinismo da Rede Globo, tendo em vista que desde o segundo governo Vargas nos anos 1950 a Globo vive sabotando e difamando todo governo e qualquer de caráter popular que resolva dar alguma atenção à população mais carente do país.
Sobre o fato de Rogério Betin ter dito que em países do Primeiro Mundo as pessoas não quererem levar vantagem em tudo como aqui no Brasil, eu particularmente tenho minhas vidas. Será que essa é uma jabuticaba exclusiva do Brasil? E será que no Primeiro Mundo comportamentos similares não existam, ainda que não sejam tão disseminados e escancarados como por aqui?
E sobre o fato de no programa ter sido veiculada a música “eu só quero ser feliz”, da dupla de rappers Cidinho e Doca (originalmente lançada em 1995) e da indagação de Rogério Betin sobre o fato de a Rede Globo ter veiculado propositalmente e de forma esquematizada e combinada não só essa música como também críticas ao governo Temer, Rogério Betin diz que a Globo está dando uma alfinetada no governo. Assino embaixo com que o Betin disse, tendo em vista a atual quebra de braço entre Michel Temer e a Rede Globo (em parceria com setores do Judiciário e do Ministério Público)  e que a emissora da família Marinho quer Temer fora da presidência para que em seu lugar entre uma figura como o Rodrigo Maia para aplicar o mesmo ajuste neoliberal que Temer está fazendo, só que de forma ainda mais draconiana. O primeiro round da quebra de braço o vampirão venceu. O segundo está apenas começando. É justamente nesse contexto que o “eu só quero ser feliz” no programa do Faustão se insere.
Ou será que a Rede Globo, a mesma Rede Globo que no tempo em que Leonel Brizola foi governador do Estado do Rio de Janeiro era contra os CIEPs e muito satanizou a iniciativa de Darcy Ribeiro e do político gaúcho (a ponto de ajudar no desmonte dos CIEPs e os investimentos em educação popular feitos na época), está realmente preocupada com o bem-estar dos moradores das favelas? A mesma Globo que apresenta funkeiros ostentação e Anitta como a voz da favela (sendo que em realidade não passam de produtos enlatados da indústria fonográfica que vende à todos nós uma realidade falsa das favelas e que ajudam a manter a situação de exclusão social nas próprias favelas, na medida em que não tocam nas mazelas do sistema que gera todo esse quadro de exclusão social e glamouriza a própria favela), mas que em momento algum está interessada que haja uma política de inclusão social das pessoas que moram nas favelas. E pode ter certeza que fosse o favorito do momento da Rede Globo que estivesse fazendo a intervenção nas favelas que a emissora da família Marinho não ia aplicar uma alfinetada dessas em rede nacional. Ou seja, indiferente estaria para com o bem-estar das pessoas que nas favelas moram. É uma mera preocupação de fundo politiqueiro dentro de um contexto de briga de poder.
Faustão também diz que a reforma da previdência é necessária. Tal reforma está sendo feita sob o pretexto de que a previdência é deficitária. Entretanto, não se diz o real motivo desse déficit. Tal déficit decorre do fato de que o atual governo, assim como os anteriores, desviaram recursos da previdência para remunerar o já citado bolsa banqueiro e suas altas taxas de juros. Também nunca falam que a esmagadora maioria dos aposentados ganham menos de três salários mínimos e que o que realmente onera a previdência, além da já citada renumeração do bolsa banqueiro, é uma casta de aposentados privilegiados composta por militares, desembargadores, juízes, militares, promotores, políticos e outros (os quais não raro passam de forma hereditária suas aposentadorias a seus filhos e netos) que ganham aposentarias altíssimas, geralmente de R$ 20 mil para cima. A reforma da previdência deveria ser feita em cima dessa gente, não em cima de quem ganha no máximo três ou quatro aposentadorias. A verdade é que essa conversa é um pretexto, uma cortina de fumaça para o sistema financeiro colocar seus tentáculos no sistema previdenciário. Essa é, diga-se de passagem, uma velha conversa da parte dos neoliberais brasileiros. Nos anos 1990 Enéas chegou a falar sobre isso. Talvez, Faustão e tantos outros globais sejam a favor dessa reforma pelo fato de a emissora em que trabalha ser dona do maior grupo de empresa privada do país, o Mapfre, segundo reportagem do Conversa Afiada. Ou seja, a reforma da previdência que a Globo quer não é para cortar na carne dessa casta de funcionários públicos privilegiados, e sim para esfolar o povo mais humilde em nome dos lucros do rentismo financeiro. Afinal, ela é a principal porta-voz do rentismo na mídia brasileira.
Em seu vídeo a respeito do pronunciamento de Faustão, Nando Moura disse que Faustão é um escravo cujo pensamento se encontra acorrentado àquilo que a empresa quer que ele diga e que esse é o pior tipo de escravo que pode existir. Também disse que Felipe Neto seguiu caminho similar. O mesmo Felipe Neto que, entre outras coisas, nos tempos do “Não faz Sentido” dizia que chegaria o dia em que seria errado a pessoa ser heterossexual e que hoje fica contrariado quando alguém se manifesta a favor de censura a cenas de beijos GLBT em desenhos destinados ao público infantil (garoto do cabelo colorido, se você tanta questão faz de ver cenas desse tipo em desenhos, o que acha de procurar um anime dos gêneros yuri e/ou yaoi? Quem sabe até um moe ou um ecchi? Tenho certeza que você vai adorar).
Sobre o que aconteceu tanto com Faustão quanto com Felipe Neto Jessé Souza dá uma pista do que pode ter ocorrido com os dois nas páginas 115 e 116 do livro “A Radiografia do golpe”. Nos dois últimos decênios a imprensa passou por uma grande mudança estrutural onde se dá uma absoluta verticalização de comando, que permite um controle muito maior de cima para baixo. Com isso, há a extinção dos debates nas redações dos jornais e aqueles que gostam de discutir são taxados de chatos e/ou problemáticos. Produz-se assim uma homogeneidade de pensamento em conformidade com o processo de obrigatória obediência vertical e se instaura uma competição pela obediência e antecipação dos auspícios dos chefes em cima. Tendo em vista que o showbusiness está inserido dentro dessa mesma estrutura, bem provavelmente o mesmo tipo de coisa acontece nesse meio. Assim para alguém ter sucesso e alçar altos voos nesse meio é preciso andar na linha imposta pelos chefes do showbusiness, e isso inclui pensar da mesma forma que eles. Ou seja, ser a favor de todos esses progressismos morais que a maior parte da população rejeita. E com Faustão e Felipe Neto não seria nem um pouco diferente. No que ajuda a explicar como que o Felipe Neto do “Não Faz Sentido” se tornou o “Garoto colorido”.
Fontes:
Doutor Enéas e Ciro Gomes falam sobre a previdência. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PgdFjAwhirw&ab_channel=SEM-ISMOS
Faustão detonando a Globo e o Governo ao vivo! Completo! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zIzOvXP2CvA&ab_channel=RogerioBetin
FAUSTÃO – O escravo milionário. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KJ4muBH9Ar8&t=38s&ab_channel=NandoMoura
Globo é dona da maior empresa de previdência privada! Disponível em: https://www.conversaafiada.com.br/economia/globo-dona-da-maior-empresa-de-previdencia-privada-
Jessé Souza: a esquerda pensa com categorias de direita. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2017/08/08/jesse-souza-a-esquerda-pensa-com-categorias-da-direita/
Não canto mais essa p**** de hoje é um novo dia Desabafa Faustão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I2xqRFLOlvY&ab_channel=CanalHaHaHa%21%21%21
Souza, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.


Um comentário:

  1. Sempre quando a globo (ou alguma carinha famosa de lá) fala alguma coisa, já fico com o pé atrás (mesmo quando a opinião deles está de acordo com a minha).

    ResponderExcluir