sexta-feira, 23 de março de 2018

Carta a Rogério Betin: Rede Globo e Marielle, convergências e divergências.



Foto – Rogério Betin.
Caro Rogério Betin, eu vi teus vídeos a respeito do caso Marielle Franco e gostaria de lhe fazer alguns apontamentos a esse respeito, visando dar-lhe um complemento a respeito de tudo o que você falou nos vídeos até agora postados em seu canal, especialmente a respeito do que a Rede Globo está fazendo com a deputada psolista recentemente finada (cuja cinebiografia será dirigida por Paula Barreto e que ainda não tem data de lançamento).
Primeiro, achei teu comentário a respeito da ligação entre esquerda e corrupção no mínimo muito estúpido e infeliz, além de impreciso. No que tange ao tema da corrupção, te recomendo ler as obras do Jessé Souza, entre elas “A tolice da inteligência brasileira”, “A radiografia do golpe: entenda como você foi enganado” e “A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato” (em especial o terceiro e último). Como já dito anteriormente várias vezes, a verdadeira boca de fumo da corrupção se encontra no sistema financeiro e os políticos envolvidos nesses esquemas nada mais são que os aviõezinhos que ficam com as sobras do saqueio. Tais fatos grandes meios de comunicação como a própria Rede Globo (que, diga-se de passagem, é uma porta-voz desse mesmo sistema financeiro) sistematicamente ocultam à população.
E segundo que o problema da corrupção é multipartidário e tem perpassado governos ao longo da história do país. Até pelo fato de que tal problema bem antes do PT chegar ao poder existia (haja vista que o procurador-geral da República durante o governo FHC, Geraldo Brindeiro, era carinhosamente chamado de o “engavetador-geral da República”). O que acontece é que tema é tratado pela grande imprensa brasileira, em especial a Rede Globo (a mesma Globo que recebeu vultuosos investimentos das administrações Lula e Dilma nesses anos todos, os quais erroneamente acharam que iam domar o dragão global com ração) na base de dois pesos e duas medidas: a corrupção petista geralmente é amplamente alardeada e denunciada por esses meios, verdadeiro carnaval em cima é feito. Já o mesmo destaque não é destinado para com a corrupção de partidos ideologicamente mais afinados com os grandes meios de comunicação tais como o PSDB, o DEM e o PMDB (incluindo casos como trensalão paulista, Banestado e mensalão mineiro). E a farsesca Operação Lava Jato repete esse modus operandi com a perseguição feroz política que faz ao PT por meio de processos judiciais em conluio com essa mesma imprensa podre enquanto que passa a mão nos outros. Isso para não falar de corrupção envolvendo o poder judiciário e a própria Lava Jato que igualmente é ocultada por essa mesma imprensa putrefata (haja vista o pouco-caso que a Globo fez das denúncias do Tacla Duran).
Quanto os partidos que estão querendo se promover estão em cima do cadáver dela, isso realmente é lamentável. E isso a meu ver é um grande desserviço da parte deles, pois assim está se perdendo uma oportunidade dourada para que se faça uma grande investigação e assim desvendar as ligações do narcotráfico e das milícias com eminentes figuras do mundo civil tais como políticos, juízes, empresários, desembargadores, policiais e outros bacanas. Em outras palavras, descobrir o que o iceberg do narcotráfico esconde por baixo do mar. No que possivelmente poderia levar a uma conexão Minas Gerais (podendo assim juntar o trabalho de Marielle com as investigações feitas pelo finado policial Lucas Gomes Arcanjo contra figuras do alto escalão do tucanato mineiro, tais como Aécio Neves, Antônio Anastasia, Aloysio Nunes e Zezé Perrella e explicar de onde veio os 430 quilos de cocaína do helicoca e o que Aécio Neves fazia em suas constantes idas ao Rio de Janeiro enquanto foi governador de Minas Gerais), São Paulo (e assim desnudar as ligações do PCC com figuras do tucanato paulista como Geraldo Alckmin e com Alexandre de Morais) e até a conexões com o Centro-Oeste (no que poderia ajudar a explicar como o empresário Breno Borges Solon, filho da desembargadora Tânia Borges, conseguiu os 130 quilos de maconha e todas aquelas munições) e outras partes do país, talvez até a ligações internacionais. Até por que o poder do narcotráfico não se resume aos traficantes da favela. Ele é o problema que é justamente por causa de toda essa rede de articulações e ligações entre bacanas e traficantes. Pessoas como Aécio Neves (que segundo Lucas Gomes Arcanjo tem ligações com o narcotráfico internacional) e Zezé Perrella só tem a agradecer a essa gente do PSOL que ventila aos quatros ventos que Marielle foi morta por ser negra, mulher e lésbica.
Agora vamos ao ponto principal: Globo e Marielle. Algo no mínimo muito intrigante nessa história toda é o fato de que a mesma Globo que hoje exalta a figura de Marielle Franco é a mesma Globo que tem todo um histórico de antipatia para com partidos e organizações populares desde os anos 1950, quando junto com a República do Galeão ajudou a levar Getúlio Vargas ao suicídio (isso quando ainda era um jornal). Posteriormente apoiou o golpe de 1964, cresceu e se tornou o império midiático que é durante o período civil-militar, fez de tudo para fazer Moreira Franco se eleger governador do Rio de Janeiro em 1982 em detrimento de Leonel Brizola (no que deu origem ao escândalo Proconsult), apoiou Collor contra Lula nas eleições de 1989 (e posteriormente se desfez de Collor três anos mais tarde), demonizou os CIEPs enquanto Brizola foi governador do Rio de Janeiro, promoveu uma feroz guerra informativa contra Brizola nos anos 1980 e 1990 (lembremo-nos do episódio do direito de resposta de Brizola à Rede Globo ocorrido em 1994 que foi lido no Jornal Nacional e que o político gaúcho teve que esperar dois anos para ser veiculado), deu chancela ao projeto neoliberal de FHC e mais recentemente apoiou a farsa da Operação Lava Jato e o impeachment fraudulento contra Dilma Rousseff e hoje faz em seus jornais campanha para que Lula seja preso. Não é a toa que Leonel Brizola uma vez disse que “quando vocês tiverem dúvida quanto a que posição tomar diante de uma situação, atentem: se a Rede Globo é favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!” e que almejava rever a concessão da Rede Globo caso fosse eleito presidente.

Foto – A famosa frase de Leonel Brizola sobre a Rede Globo.
Mas, se a Globo tem todo um histórico de mais de meio século de antipatia a políticos, organizações, partidos e governos de esquerda, como explicar o motivo pelo qual em relação ao PSOL não há a mesma animosidade? Simplesmente pelo fato de o PSOL ser um partido de esquerda palatável à Rede Globo, na medida em que toda a pauta do partido é reduzida a pautas comportamentais e de costumes. A tal ponto que a concepção de mundo de ambos serem praticamente idênticas e o fato de o principal reduto psolista no Rio de Janeiro ser a Zona Sul (a mesma Zona Sul de onde vêm muitos dos atores globais que lá fazem suas passeatas por pautas inócuas e se enchem de drogas). Ou seja, as pautas do PSOL não tocam nas mazelas do sistema.
Recentemente, Paulo Henrique Amorim postou em seu canal no YouTube um vídeo falando sobre as divergências ideológicas entre Marielle e a Rede Globo (entre elas a questão da educação pública). Até ai tudo bem. Só que peca em não falar das convergências ideológicas existentes entre os dois, pois justamente são essas convergências que a tornam uma figura palatável para a Rede Globo. Ou será que a Rede Globo, a mesma Rede Globo que tanto quer a cabeça de Lula para ser exibida pelo William Bonner no Jornal Nacional como se fosse um troféu de caça, teria a ousadia de fazer um filme exaltando o finado Leonel Brizola?
O PSOL do qual Marielle fez parte em vida não é um partido de massas como o PDT e o PT, defende pautas tais como ideologia de gênero, direitos GLBT (sendo que a própria Globo vem veiculando novelas com temática GLBT desde os anos 1990) e liberação do aborto e em questões de política exterior apoiou as intervenções e revoluções coloridas incitadas pelo Ocidente “livre e democrático” contra regimes como a Líbia e a Síria em 2011 e a Ucrânia em 2014. Inclusive no próprio PSOL há quadros que apoiam a Operação Lava Jato, como é o caso da ex-petista Luciana Genro. Isso para não falar do fato de o ex-BBB Jean Wyllys ser a favor do estado de Israel (questão essa onde ele converge com Jair Bolsonaro), ter votado contra um projeto que limitaria os abusos midiáticos dos grandes veículos de comunicação e ter comemorado a liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA. O PSOL faz parte junto com partidos como o PSTU daquilo que Rui Costa Pimenta chama de a “esquerda pequeno-burguesa”, na medida em que não defende melhoras das condições de vida da população mais humilde (incluindo melhor divisão salarial da renda, saneamento básico, saúde, educação e transporte). Ou seja, é a esquerda que o sistema gosta na medida em que no máximo prega reformismo dentro de seus marcos. O que na prática é o mesmo que perfumar fezes.
Em realidade, o que o PSOL prega nada mais é que um liberalismo de esquerda xerocado do Partido Democrata dos EUA. Em outras palavras, os verdadeiros referenciais de partidos como o PSOL não são Marx, Engels, Lenin, Stalin, Mao Zedong ou Kim il-Sung, e sim Barack Obama e Hillary Clinton (a mesma Hillary Clinton que foi a grande responsável pela destruição da Líbia Verde junto com o francês Nicolas Sarkozy). Partido esse que é o favorito da maioria dos artistas de Hollywood e que ao contrário do que muitos da direita do figurino republicano pensam de revolucionário nada tem, já que não propõe uma mudança revolucionária da sociedade norte-americana a ponto de destruir e desmantelar o establishment político que manda no país por trás das cortinas (establishment esse que inclui Pentágono, Wall Street, Departamento de Estado, CIA, FBI e a indústria armamentista, além de outros como figurões da política e do empresariado americano). Establishment esse que manda no país independente da afiliação a qual pertença o presidente que ocupe a Casa Branca, seja ele democrata ou republicano, agindo como um Estado profundo.
E, como você deve saber, na política partidária estadunidense a Rede Globo é afinada ideologicamente com os Democratas. Haja vista, por exemplo, que a Rede Globo mostrou-se simpática a Barack Obama ao longo desses anos todos e que no último pleito presidencial norte-americano fez torcida por Hillary Clinton em detrimento de Donald Trump. Que eu me lembre, a Rede Globo nunca se mostrou favorável a presidente republicano algum. É isso torna um partido como o PSOL palatável para a Rede Globo. No essencial, o PSOL e a Rede Globo estão de acordo. Podem ter algumas divergências quanto a temas menores, mas no essencial estão de acordo. E o fato de a Rede Globo apoiar muitas das mesmas pautas que partidos como o PSOL apoiam não muda o fato de que em sua essência a Vênus Platinada é uma entidade reacionária até a medula.

Foto – Marielle Franco (1979 - 2018).
Agora, o que será que a Rede Globo quer com toda essa exaltação para com a figura da recém-finada deputada psolista? Obviamente, como já dito antes, quer aplicar uma alfinetada em Michel Temer, dentro do contexto da queda de braço entre o vampirão e a Vênus Platinada. E em menor medida em Jair Bolsonaro (diga-se de passagem, note-se que ao mesmo tempo em que a Globo é refratária a partidos de massa como o PT e o PDT é igualmente refratária a Jair Bolsonaro, na medida em que este não comunga com o discurso liberal pós-moderno da Rede Globo), com objetivos eleitoreiros visando favorecer seus favoritos do momento dentro da direita brasileira. Também quer cinicamente posar-se como a defensora dos direitos dos moradores das favelas e fazer a mais cínica média com a esquerda brasileira, mostrando nesse momento de processo de lawfare contra Lula e os petistas que ela não é tão refratária à esquerda quanto as pessoas pensam. É a Rede Globo mais uma vez se comportando como o quarto poder da sociedade brasileira como tem sido já faz algum tempo.

ADENDO (26/03/2018)
Recentemente, navegando pelo Facebook, me deparei com a seguinte foto, postada faz alguns dias:

Foto – George Soros elogiando a finada Marielle Franco.

Trata-se do megaespeculador George Soros, o mesmo George Soros que esteve por trás da liberação da maconha no Uruguai e que é o grande mecenas da New Left. Enquanto que os irmãos Koch são os grandes mecenas da direita do figurino do Partido Republicano, George Soros exerce essa mesma função em relação à esquerda do figurino do Partido Democrata (embora eu não descarte a possibilidade de ambos jogarem dos dois lados do espectro político). E ainda em nome da Open Society, a mesma ONG que financia as famigeradas revoluções coloridas mundo afora, afirma que “Marielle Franco era uma campeã pelos residentes das favelas do Rio. Após seu assassinato seu legado e trabalho por um futuro mais humano vive”. Assim tudo se encaixa. A comoção da mesma imprensa venal que quer a cabeça de Lula, a Globo querer fazer filme sobre ela, George Soros a elogiando, comprovando o que falei acima. Que para o sistema que está ai e da qual a grande imprensa venal é parte constituinte ela é uma figura palatável.

Fontes:
A Globo é contra tudo o que a Marielle defendia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=439-VRcxjQU&t=1s&ab_channel=ConversaAfiadacomPauloHenriqueAmorim
A vida de Marielle Franco vai virar filme! O que estaria por trás disso? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uvxjvdvif94&ab_channel=RogerioBetin
SOCIEDADE: o frenesi dos avatares coloridos e a doutrina dos manipulados. Disponível em: http://apaginavermelha.blogspot.com.br/2015/11/sociedade-o-frenesi-dos-avatares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário