segunda-feira, 8 de maio de 2017

Manifesto - Não à prisão de Lula.


Foto – A frase atribuída a Rui Barbosa a respeito da ditadura do judiciário.
Como o próprio título diz, esse é o nosso manifesto contra a prisão de Lula nas mãos da República de Curitiba. No dia 10 de maio, o ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva irá depor em Curitiba ante o juiz Sérgio Moro. Mas, primeiramente, uma coisa tem que ficar bem clara a todos, da qual ele e os petistas não se dão conta a julgar por vários pronunciamentos deles a respeito do assunto: Lula está diante de um monstro que ele mesmo e Dilma ajudaram a criar ao fortalecer organizações como o Ministério Público, o Judiciário, a Controladoria da União e a Polícia Federal no combate à corrupção sem levar a presença dos elementos reacionários nessas instituições. Elementos esses que olham pessoas de esquerda como o próprio Lula e os finados Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luís Carlos Prestes como bandidos cujo lugar é atrás das grades e que carregam consigo a mesma mentalidade dos tempos da República Velha (1889 – 1930) no tocante a questão social: que se trata de um “caso de polícia”. A própria maneira como a Operação Lava Jato tem sido conduzida desde que foi deflagrada revela bem o ódio rábico que essa gente nutre por pessoas de esquerda.
Segundo Rui Pimenta Costa, o capitão do mato de Curitiba quer com isso prendê-lo, e caso a prisão do político pernambucano se concretize, nas palavras do político do PCO, será “o sinal de largada para um ataque generalizado para todas as direções do movimento operário popular e da esquerda. É um ataque frontal, central contra o movimento operário”. Se há algo que está mais cristalino que água límpida para nós é que a Operação Lava Jato, depois de três anos e intermináveis fases recheadas de pirotecnia e show midiático barato, em realidade não quer acabar com a corrupção. Isso nada mais é que um pretexto, um eufemismo, uma cortina de fumaça para esconder a população seu verdadeiro objetivo, que é prender Lula e inviabilizar sua candidatura ao pleito eleitoral do ano que vem (isso para não falar da destruição da economia brasileira que tem promovido desde seu início).
O que Rui Pimenta Costa com tais palavras quis dizer? Bem ou mal, Lula é a principal liderança popular brasileira da atualidade, e como tal é o grande obstáculo para a consolidação dos intentos golpistas dessa gente, que tem todo um projeto de poder de implantação de uma espécie de ditadura do judiciário aqui no Brasil. Ditadura essa que, segundo frase atribuída a Rui Barbosa, é a pior ditadura existente, pois contra ela não a quem recorrer. Dentro do cenário atual, Lula é como se fosse o fosse a fortaleza que impede o inimigo de tomar conta e subjugar uma nação ou reino a seus desígnios. Se esse forte cair, essa gente terá o caminho livre para fazer o que quiserem, incluindo até mesmo instalar um regime de exceção onde os juízes serão os capatazes a serviço da classe dominante da vez e assim exercendo o mesmo papel que os militares exerceram entre 1964 a 1985. Com todo um verniz de legalidade eles exercerão uma pesada repressão sobre os movimentos populares. Repressão essa que se já é pesada para cima de Lula, Dilma e os petistas, para cima de outros partidos de esquerda como o PSOL e o PSTU, que não têm o mesmo lastro social que o PT tem, será ainda mais pesada. Tais partidos, diga-se de passagem, se encontram indiferentes a situação em que Lula se encontra. A tal ponto que alguns políticos do PSOL como Luciana Genro e Chico Alencar demonstram apoio a Lava Jato.
Assim sendo, Lula NÃO PODE e NÃO DEVE ser preso por Moro e pela Polícia Federal. Você pode não gostar e não concordar com a política do Lula ao longo de seus anos no Palácio do Planalto (como nós não concordamos com muita coisa que ele fez. Isso para não falar das várias coisas que deixou de fazer), mas de forma alguma a prisão de Lula pode ser tolerada por nós. Se Lula cometeu algo ilícito ou não, isso não vem ao caso agora (até agora nada se provou contra o político pernambucano). A prioridade do momento é defender o forte diante do avanço do inimigo.
Esse manifesto também se destina a você, que joga confete para Moro, Dallagnol e companhia limitada. Está mais que na hora de você acordar. Enquanto a cobra pica Lula e companhia limitada, para você está ótimo. Você acha que essa mesma cobra é o cara que está limpando o Brasil do flagelo da corrupção (que certamente se tornará ainda mais sofisticada tal qual aconteceu na Itália após a Operação Mãos Limpas), fica participando de passeata lhe prestando apoio e até colocando a foto dele em seu avatar do Facebook. Mas e na hora em que a mesma cobra resolver te picar, o que você achará? Uma coisa é certa: a picada irá doer e muito e será recheada com o mais letal veneno.
Resumo da ópera: se o poderoso Thor (o qual era um deus muito popular na Escandinávia e na Germânia pré-cristã entre a população mais humilde), o deus do trovão e filho de Odin e Jord[1], perece diante da serpente Jormungandr, o que ela não será capaz de fazer com os pobres mortais que habitam Midgard que não tem o mesmo poder que Thor tem? Pois se isso acontecer Jormungandr terá o caminho livre para tiranizar da forma mais vil possível os pobres mortais que vivem em Midgard, que é onde você, que vive jogando confete para Moro e seus asseclas, se encontra, e não entre os deuses que habitam Asgard ou Vanaheim. Aqueles que moram em Asgard e/ou Vanaheim, por mais que você se esforce e por mais que você tente jamais lhe aceitarão como membros de sua confraria. Se Moro e seu mecanismo reacionário pinta e borda para cima de Lula e a turma do PT, com você então será pior ainda. E ai você verá o que eles realmente acham de um cidadão comum como você, que não leva a mesma vida faustosa e cheia de mordomias e salários acima do teto permitido por lei para juízes (que é de R$ 33.763,00) que eles levam.

Foto – Jan Sobieski III, rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia entre 1674 a 1696 (figura ilustrativa).
Em 1683, quando os turcos otomanos sitiaram Viena pela segunda vez, o rei polonês Jan Sobieski III veio junto com um exército de cerca de 60 mil a 70 mil homens em auxílio dos austríacos, pois ele acreditava que em caso de uma eventual queda da Áustria a Polônia poderia ser um dos próximos alvos da Sublime Porta (que ambicionava capturar Viena há tempos por ser o ponto de cruzamento das rotas de comércio do Danúbio e do sul da Europa). No fim, o segundo cerco otomano à Viena foi vencido e desde então o expansionismo otomano Europa adentro nunca mais se repetiu com a mesma força de antes, a ponto de perder territórios (entre eles a Hungria, a Transilvânia, o sul da Ucrânia e a Criméia) para potências como Rússia e Áustria nos anos e séculos seguintes.
Alguém de vocês me fará a seguinte pergunta: onde eu quero chegar contando essa história do século XVII e o que tem a haver com o presente momento? Tudo. Há um ditado que diz que “a união faz a força”. Sem o auxílio do rei polonês, talvez a capital austríaca seria tomada pelos turcos e o caminho estaria livre para que eles avançassem ao norte e a oeste na direção da Polônia e do Sacro Império-Romano Germânico. Ou seja, rumo ao coração da Europa. E se o Sacro Império Romano-Germânico caísse nas mãos dos turcos, talvez os janísaros estariam batendo nas portas de Paris, Amsterdã e outras grandes cidades europeias a oeste do Rio Reno. Agora é a hora dos vários partidos de esquerda colocar suas diferenças de lado e prestar solidariedade à Lula. A hora é de se unirem contra o inimigo comum e botar a serpente para correr, e não de ficar se engalfinhando nessas picuinhas. Do contrário, os dias mais negros do Regime Civil-Militar voltarão, dessa vez com uma nova embalagem e a mesma truculência da época. Segundo Eduardo Guimarães, o alvo em realidade não é Lula, e sim a imagem da esquerda brasileira, com a direita querendo transformá-la em sinônimo de corrupção (e como se essa mesma direita não fosse corrupta até o talo).

Foto – Luís Ignácio Lula da Silva (figura ilustrativa).
Fontes:
A direita e a esquerda pequeno-burguesa contra Lula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JtDsas8450I
Battle of Vienna (em inglês). Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Vienna
Não é Lula que é caçado, é o símbolo maior da esquerda brasileira. Disponível em: https://limpinhoecheiroso.com/2015/10/07/nao-e-lula-que-e-cacado-e-o-simbolo-maior-da-esquerda-brasileira/
3 de maio: ocupar Curitiba e defender Lula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rUFXgvA3N6E


NOTA:


[1] Leia-se “Iord”. Nos idiomas escandinavos, assim como no alemão, no holandês, no húngaro, no polonês, no tcheco, no servo-croata, no esloveno e outros idiomas da Europa central e oriental, a partícula j tem valor de i.

Nenhum comentário:

Postar um comentário