domingo, 8 de janeiro de 2017

Nando Moura e seu uso irresponsável do vídeo de Enéas.


Figura 1 - Na foto, alguém que está causando mais estragos nas mentes dos brasileiros do que qualquer youtuber teen.

Nando Moura e seu uso irresponsável do vídeo de Enéas

Por Lucas Novaes

No dia 3 de janeiro de 2017, Nando Moura (o youtuber neoconservador mais popular do país, possivelmente do mundo) publicou um vídeo intitulado “BOLSONARO versus CIRO GOMES”. Com isso, ele inicia o ano da pior maneira possível: tendenciosa e ignorante, mas nada que não fosse esperado do mesmo.
Durante o vídeo, Nando faz uma série de acusações rasas a figura do Ciro Gomes (possível candidato à presidência nas próximas eleições), incluindo o fato do ex-governador do Ceará ter trocado diversas vezes de partido. O que ele esquece é que o Jair Bolsonaro já trocou de partidos ainda mais vezes (PDC, PP, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e agora, devido aos desentendimentos com o PSC, deverá trocar mais uma vez). Mais do que isso, é válido relembrar que o Bolsonaro antes da fama declarou que o então presidente Fernando Henrique Cardoso deveria ser fuzilado pelas privatizações que realizara durante seu governo neoliberal. Posição nacionalista essa que foi abandonada na medida em que o deputado fluminense foi ganhando fama e fazendo alianças com a direita neoconservadora emergente. O próprio Bolsonaro já declarou em entrevistas passadas ter votado em figuras como o Lula (que ele tanto odeia) e o próprio Ciro Gomes. Não há dúvidas de que Bolsonaro está disposto a mudar suas opiniões políticas para promover a si mesmo e a sua família.
Porém, a pior parte do vídeo não foi a incoerência dos argumentos apresentados pelo Nando, mas sim o uso indevido de um vídeo de propaganda eleitoral do Enéas Carneiro que rondou os canais de TV durante a disputa presidencial de 1998.  Nesse vídeo, Enéas expõe a forma como os principais candidatos (Lula, FHC e Ciro Gomes) estão ligados aos interesses das potências estrangeiras (potências essas que desejavam a liberação das drogas no Brasil) além da adesão do Brasil a tratados econômicos com os países imperialistas. O Jair Bolsonaro hoje, apesar de sua imagem de “mito” e de “machão” não passa de um cachorrinho a serviço dos Estados Unidos e de Israel. Ele apoiou o impeachment de Dilma Rousseff e a desestatização da Petrobrás por meio do PL 4567/16 (causas essas que receberam apoio de poderosas ONGs estadunidenses como a Estudantes Pela Liberdade). Bolsonaro também quer que o Brasil abandone qualquer pretensão geopolítica independentista e de parceria com seus irmãos latino-americanos em favor de uma aproximação “vira-latista” ainda maior com a Europa e os Estados Unidos.
Por esses e outros motivos, Enéas jamais deve ser citado em defesa de pessoas como Jair Bolsonaro.

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário