quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

As imprecisões de Nando Moura, parte 5 - As verdadeiras causas da alienação do povo brasileiro.


Foto – Paulo Freire (1921 – 1997).
No dia 6 de janeiro de 2017, Nando Moura postou o vídeo intitulado “Como o brasileiro ficou Abobado?”. Nesse vídeo em questão, o vocalista da Banda 101 acusa o método da “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire (que é muito popular em países como os Estados Unidos, o Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia), o patrono da Educação Brasileira, como o responsável pela alienação do povo brasileiro e ao final fala em fazer uma espécie de desconstrução do método criado pelo educador pernambucano, falecido no dia 2 de maio de 1997.
Percebe-se no vídeo em questão que o que se faz é uma apologia enrustida ao Escola sem Partido e a necessidade de se implementar uma didática mais próxima do ideário neoconservador, supostamente tido por eles como apartidário. Entre a direita neoconservadora brasileira existe o discurso de que o método de Paulo Freire (que pelo que eu pude ler trata-se de um método que não toca nas reais mazelas do sistema) é o responsável pela situação lastimável em que a educação brasileira se encontra (isso ao mesmo tempo em que eles ignoram fatores tais como a crescente privatização do ensino brasileiro desde o início da Ditadura Civil-Militar e acordos de cooperação internacional como o MEC/Usaid). Entretanto, é no mínimo muita ingenuidade da parte dele e outros acharem que a pedagogia de Paulo Freire é a grande e única culpada pela alienação do povo brasileiro (a qual não era utilizada nas escolas onde estudei ao longo de minha vida).
Primeiro que, como Nildo Ouriques disse em uma palestra em 2015, a afirmação de que as escolas brasileiras são um canteiro do pensamento crítico de esquerda da parte desses neoconservadores estão muito longe da realidade, já que ajudam a perpetuar o silêncio em torno de figuras como Ruy Mauro Marini, Alberto Guerreiro Ramos, André Gunder Frank, Álvaro Viera Pinto e outros expoentes do pensamento crítico latino-americano que se arrasta desde o golpe de 1964. Junto com a mídia de massa e as Igrejas, a escola, na opinião do professor catarinense, é um dos principais órgãos que alienam a consciência das massas em favor da ordem vigente. E segundo que o pensamento de esquerda dominante nas universidades e escolas brasileiras é o pensamento de esquerda liberal cuja filiação ideológica não é com o marxismo de origem soviética, e sim com o Partido Democrata dos EUA (que os neocons de plantão comumente acusam de serem comunistas). Ou seja, algo que não oferece ameaça alguma para o sistema vigente.
Além disso, como que fica, por exemplo, o papel da mídia de massa nisso tudo, ainda mais levando em consideração o seu alcance na população brasileira e que no vídeo em questão ele em momento algum menciona? As falas de Nando Moura no vídeo em questão chegam a nos sugerir que não existe Rede Globo, SBT, Rede Record, Bandeirantes e outras redes televisivas. Como dito em um artigo anterior, aqui no Brasil e no resto do mundo capitalista a mídia de massa, assim como o tribunal, é um órgão partidário até a medula em favor dos interesses do capital e da classe dominante, fazendo parte de seu aparato que zela por seu status quo privilegiado. Em outras palavras, a mídia não está aí para atender aos interesses da sociedade como um todo de forma abnegada e sem distinção de classe alguma, e sim para defender interesses ligados a pessoas e classes específicas. E, com o poder que a concessão pública lhe incumbe, invariavelmente o usará dessa forma, nem que para isso tenha que defender e apoiar golpes de Estado lesivos ao interesse nacional. Ou será que é por um mero capricho do destino que essa mesma imprensa tanto demonizou e promoveu guerra de informação contra nomes como Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola (o qual uma vez disse que em caso de dúvida quanto a que posição tomar a respeito de algo seria a favor se a Rede Globo fosse contra e contra se ela fosse a favor) e Enéas Carneiro (que comumente chamava essa mesma imprensa de podre) em vida e tem feito a mesma coisa contra Lula, Dilma e os petistas desde que estourou o escândalo do mensalão em 2005 (e isso mesmo os petistas tendo feito maciços investimentos em publicidade na própria Rede Globo desde que assumiram o poder, a tal ponto que ajudaram a salvar a Globo da falência)? E também será que é por mero capricho do destino que desde que começou a Operação Lava Jato o juiz Moro age em conluio com essa mesma mídia para atacar Lula e os petistas com o lawfare que ele e sua equipe aprenderam nos EUA?
Como já dito anteriormente, para alienar o povo e formatar sua consciência em favor do sistema vigente a mídia se vale daquilo que o finado marxista venezuelano Ludovico Silva chamava de “mais valia ideológica” (que seria a extensão da exploração que o trabalhador sofre na fábrica em casa por meio da televisão). Daí que nasce aberrações tais como aquilo que muitos chamam de o pobre de direita (vulgo capitalista sem capital), que não raro se acha rico só porque tem um apartamento em um bairro nobre da cidade, certa quantia de dinheiro em conta bancária e um ou dois carros (sendo que ele perto de figuras como Paulo Skaf, Neca Setúbal e outros endinheirados do país não passa de plebe). Ou mesmo o fato de muita gente idolatrar o juiz Moro como se fosse um paladino da moralidade e alguém que zela pelo bem de toda a sociedade brasileira, sendo que ele e sua trupe em realidade zelam acima de tudo pelos interesses de classe de sua categoria e legisla em favor da classe dominante (ou será que o Maluf dizia que confiava na justiça brasileira por mero capricho?). Tudo isso faz parte do pacote da ideologia que os grandes meios de comunicação vendem a população.
E aí eu pergunto: que moral será que um sujeito (caracterizado por, entre outras coisas, seu raivoso antipetismo, uso indevido da figura do Doutor Enéas em alguns de seus vídeos e por simpatias a figuras como Jair Bolsonaro) que só vomita em seus vídeos o senso comum da grande mídia, principalmente no que tange a temas como a corrupção no Brasil, tem para falar que o método pedagógico de Paulo Freire é que é o grande alienador do povo brasileiro? No fim, ele, que em vídeos anteriores se queixou do tratamento que Enéas em vida recebeu dessa mesma mídia, é tão ou mais alienado quanto um brasileiro médio. E do que adianta atacar professores que fazem proselitismo esquerdista liberal em sala de aula e ao mesmo tempo fechar os olhos para a alienação promovida pelos grandes meios de comunicação? No meu entendimento, nada. É a mesma coisa que arrancar uma erva daninha de um terreno sem arrancar junto sua raiz. Pois se é alienação ideológica um professor de esquerda liberal em sala de aula fazer proselitismo de causas como liberação de drogas, aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que dizer do que a televisão faz em seu noticiário ao encher a bola da corrupção de políticos (principalmente ligados ao Partido dos Trabalhadores) ao mesmo tempo em que fecha os olhos para o Bolsa Banqueiro e os esquemas nele envoltos, assim como passar a mão na cabeça dos tucanos ao mesmo tempo em que ataca ferozmente os petistas e aliados? Ou o que a Globo fez no debate de 1989 ao manipulá-lo em favor de Fernando Collor de Mello?
Além disso, os principais divulgadores de causas como a liberação das drogas, aborto e de casamento entre pessoas do mesmo sexo (que nada mais são que pautas que a esquerda liberal tupiniquim e de outros países importam do Partido Democrata e que contam com o apoio e financiamento de poderosas ONGs e fundações internacionais milionárias) não são esses professores, e sim veículos de comunicação de massa tais como a Rede Globo e a Revista Veja. Haja vista que a emissora da família Marinho veicula novelas com temática GLBT desde a década retrasada. E a Veja, a julgar por suas matérias e capas de edições recentes, não demonstra o mesmo ranço em relação a essa causa que figuras como Jair Bolsonaro, Silas Malafaia, Magno Malta e Marco Feliciano demonstram. Muito pelo contrário. O conservadorismo dessa gente, no fim, se resume à política. Em termos sociais os grandes veículos da mídia brasileira são extremamente liberais, ao passo que Bolsonaro, Feliciano e companhia limitada são conservadores em termos políticos e sociais (mas o mesmo não pode ser dito em termos econômicos). Em comum, tanto a direita neoconservadora quanto a direita liberal e a esquerda liberal não tocam nas reais mazelas do sistema e estão submetidas a figurinos vindos de fora, com a primeira trajando o figurino do Partido Republicano e as duas últimas o figurino do Partido Democrata. Nenhuma delas propõe aquilo que Alain Soral chama de a “direita dos valores e a esquerda do trabalho”.
No fim, vemos que Nando Moura é mais um entre muitos que vivem enchendo a boca para falar em doutrinação de esquerda nas escolas e retóricas afins, mas que ao mesmo tempo fecha os olhos para quem faz doutrinação ideológica a favor do sistema (haja vista que essa mesma gente que tanto fala em Escola sem Partido se mostra refratária a iniciativas como o PL 5921/2001, que visa regulamentar a veiculação de publicidade infantil nos grandes meios de comunicação, sob a alegação de censura e afins). Em outras palavras, a típica retórica neoconservadora: fala, fala, fala, mas não toca na ferida do problema em momento algum. Se alguém for assistir algum canal destinado à programação infantil tais como, por exemplo, a Nickelodeon, o Cartoon Network, o Gloob, o Discovery Kids e o Disney Channel verá que os comerciais desses canais são recheados de propagandas de produtos destinados ao consumo do público infantil (afinal, eles vivem da venda dos produtos relacionados aos programas que eles veiculam em sua grade e de outros produtos que eles anunciam nos comerciais, e não só dos pontos da audiência de seus programas). Em outras palavras, uma apologia pura e escancarada ao consumismo, que de comunista (ainda mais no mesmo nível de Stalin e Mao) nada tem e que tem um poder alienador das massas muito maior que a que qualquer professor de esquerda em sala de aula possui.

Foto – A famosa frase de Leonel Brizola sobre a Rede Globo.
Fontes:
Bolsonaro x Ciro Gomes! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tW3vZGFkdXM
Como o BRASILEIRO ficou ABOBADO? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TFiKABYWGj4
Especial PRONA – Doutor Enéas (Parte 6/8). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cBw1GRV29-Y
Fernando Morais: a Globo é quem governa o Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mevGaKitKRk
Nildo Ouriques – Escola sem Partido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U-mVeM0ArOg
Por que o governo coloca tanto dinheiro na Rede Globo? Disponível em: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/sobre-os-gastos-de-publicidade-do-governo/
Propaganda infantil – proibir ou não? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SXSt-JtXpS4
SOCIEDADE: o frenesi de avatares coloridos e a doutrina dos manipulados. Disponível em: http://apaginavermelha.blogspot.com.br/2015/11/sociedade-o-frenesi-dos-avatares.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário