quinta-feira, 16 de junho de 2016

Felipe Neto - o ex-"homofóbico" (do ordinário ao fundo do poço).


Figura 1 - Na foto, alguém cuja criatividade artística está morta.
Por Lucas Novaes
2010 foi um ano renovador para a internet brasileira. Popularizavam-se com grande intensidade os chamados "vlogs" e "vlogueiros", entre eles Felipe Neto, PC Siqueira, Cauê Moura, os dois garotos do canal "Vagazoides" e Kéfera Buchmann do "5inco Minutos". Nenhum dos nomes e canais mencionados cresceu graças à uma abordagem direta de assuntos relacionados à política. O crescimento se deu devido aos vídeos periódicos abordando críticas e comentários com relação aos assuntos cotidianos do cidadão brasileiro.
De todas as figuras que decolaram a partir de 2010, nenhuma delas teve um impacto inicial tão vasto quanto a do Felipe Neto. O canal do videologger carioca, que na época recebia o nome "Não Faz Sentido”, foi, durante anos, o de maior número de inscritos e visualizações do Youtube Brasileiro. Não surpreendentemente, foi o primeiro canal nacional a atingir a marca de 1 milhão de inscritos (feito atingido por volta de agosto de 2012).
E quais foram os tipos de mensagens que tornaram o astro carioca um fenômeno na internet? Foram mensagens com fortes falas contra as bandas adolescentes da época, tais como "Restart" e "Cine", além de outras vociferações aloprando os filmes igualmente adolescente como é o caso de "Crepúsculo". Relembre algumas falas do até então "politicamente incorreto" Felipe Neto: "Quando eu percebi, POOH!. Só tinha merda. E quando você foi ver estava tudo colorido. Todo jovem colorido para caralho. Não sei porque que esta merda chegou onde está. Então, gente colorida é uma coisa que me irrita. Eu não gosto de gente colorida." (Citação retirada do vídeo "Não Faz Sentido! Gente colorida!"). Do mesmo vídeo, retira-se: “Está virando moda. A situação vai ficar tão escrota que daqui a pouco vai ser errado você ser heterossexual".  Referindo-se ao filme Crepúsculo, no vídeo "Não Faz Sentido! - Crepúsculo", Felipe conclama "O Edward leva a Bella para a cama. E ela pede "por favor me come" e ele fala que não. Ele fala que quer esperar o casamento. A cena passou no cinema e eu comecei a gargalhar muito alto e eu contagiei o cinema. Todo mundo começou a gargalhar ao mesmo tempo porque nem as fãs conseguiram tolerar uma cena dessa, filha da puta! Vai ser viado assim no cú da tua mãe".
Os tipos de falas mostrados acima e proferidos pelo produtor de vídeos fluminense refletem pensamentos comuns compartilhados por brasileiros de diferentes estratos demográficos. Elas vêm de atos que expressam opiniões sinceras de Felipe Neto e refletem os costumes do lugar de onde nasceu e cresceu. Tais falas, por vezes, são insensíveis e incompletas, mas são sempre bastante sinceras. Apesar disso, tais expressões são consideradas "preconceituosas" e "homofóbicas" pelos setores midiáticos, contratantes e patrocinadores empresariais. Elas obviamente não poderiam perdurar por bastante tempo pois algumas forças de influência minoritárias, porém bastante poderosas iriam intervir. Não deu outra: na medida que Felipe Neto foi ganhando notoriedade e recebendo propostas para participar de trabalhos de emissoras de televisão (foi contratado pela Globo em fevereiro de 2011 para realizar participações em alguns programas da maior emissora do país), foi mudando o seu comportamento honesto para um comportamento artificial e de "consciência social" ao melhor estilo dos artistas globais.
A transformação de Felipe Neto em "líder politicamente correto" ocorreu de forma lenta e gradual. Foi somente em abril de 2013 (época em que foi repercutida uma polêmica envolvendo o pastor Marco Feliciano e sua tentativa de presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias) que a celebridade carioca resolveu fazer um vídeo condenando tudo aquilo que considera como sendo homofobia. Esse vídeo pode ser considerado um grande marco que sacramenta a morte de uma mente criativa e à coloca no grupo dos hipócritas. Desde então, Felipe não produziu nada de interessante. Não fez nenhuma crítica polêmica que pudesse contrariar algum grupo de pressão ou interesse economicamente favorecido.  Em maio de 2014, no vídeo "GAY OU HÉTERO?", Felipe Neto volta a tocar no assunto sobre homossexuais para contrariar novamente suas posições anteriores.
Recentemente, neste mês de junho de 2016, Felipe Neto fez um vídeo se retratando pelos "erros do passado" e desabafa dizendo que era um homofóbico e sexista, mas não é mais.  Ele diz, "Não importa o quão preconceituoso, arrogante, imbecil, burro. Não importa o quão "Silas Malafaia" você seja nessa vida. Nunca é tarde para amadurecer, mudar, pedir desculpas e passar a ser uma pessoa melhor". "Eu já errei muito no meu passado. Já falei um monte de merda. Já falei coisa preconceituosa. Eu já fui machista para caralho. Eu já fui homofóbico. Eu tive uma criação conservadora, tradicional. E leva tempo e trabalho para você conseguir desconstruir isso. Tirar de dentro de você essas coisas enraizadas no seu coração. Você não sabe que é preconceituoso, mas é. E o maior desafio é esse: reconhecer o erro, pedir desculpas e mudar".

Figura 2 - Duas caras, vítima do sistema, vendido ou tudo isso junto?
Felipe Neto agora faz parte da unanimidade artística e "tolerante" que rejeita os pensamentos "retrógrados" da população. Faz também parte da unanimidade das grandes empresas, das ONGs de direitos humanos patrocinadas por homens bilionários. Felipe Neto abandonou todas as conexões reais com o seu público de origem e agora profere mensagens vazias. Não fala mais sobre assuntos polêmicos, a não ser para propagandear os pontos de vista que o seu pequeno grupo de patrocinadores deseja.
Para finalizar, recomendo que assista ao vídeo abaixo mostrando a mudança de comportamento de Felipe Neto (antes do contrato com a Rede Globo e depois do contrato).

REFERÊNCIAS:
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/08/nao-faz-sentido-e-o-primeiro-canal-br-ter-1-milhao-de-inscritos-no-youtube.html
https://www.youtube.com/watch?v=KCnouVHROPo
https://www.youtube.com/watch?v=2Lp7XO6oWCM
http://otvfoco.com.br/felipe-neto-e-novo-contratado-da-globo/
https://www.youtube.com/watch?v=YarCKpbI46c
https://adolescentedemais.files.wordpress.com/2013/12/cbe8e-felipe_neto_bella.jpg?w=633&h=583
https://www.youtube.com/watch?v=3FA6xekKXxE

3 comentários:

  1. Eu particularmente no começo gostava do Felipe Neto, mas de uns tempos para cá minha opinião sobre ele mudou radicalmente ante a mudança da água para o vinho dele.

    ResponderExcluir
  2. Sendo sincero, a mim ele sempre pareceu um panaquinha que seria totalmente dispensável até na minha adolescência. Seu sucesso derivava exatamente de falar a língua de futilidade e fazer frisson num contexto onde comentários de baixista do Restart tem extrema importância e a opinião e aprovação das patricinhas é questão de vida ou morte.

    Mas realmente era sincero e falava a voz de milhões.

    O que se tornou é excelente prova de que o neoesquerdismo politicamente correto só é possível com a colaboração ativa exatamente dessas cabecinhas fúteis cuja adolescência intelectual só não os condena à absoluta irrelevância pelo fato da maior parte da sociedade nunca sair da infância.

    Ainda mais emblemático talvez tenha sido o caso onde ele se atreveu a "falar bem" do Feminismo e foi atacado em massa por feministas, enquanto ainda insistia em reprovar o Feminismo Misândrico e exaltar o "Feminismo de Verdade". Fez a festa dos antifeministas por um bom tempo, enquanto feministas "radicais livres" usavam e abusavam da mesmíssima sinceridade que o próprio Felipe Neto outrora teve.

    Até que uma organização feminista mais atenta decidiu agir com a dissimulação típica que lhes cabe e o ofereceu um apoio mais sistemático e um troféu de feminist0, entusiasticamente celebrado pelo moço que ainda sequer superou a necessidade de aprovação feminina. O que só o tornou ainda mais estúpido e manipulado.

    ResponderExcluir
  3. O cara surgiu com uma pose de playboyzinho marrento que era revoltado com o mundo. Hoje ele promete pintar o cabelo de rosa se o seu canal chegar a não sei quantos tantos inscritos...
    Esses são os modelos de personalidade que os adolescentes de hoje seguem. Muito justo o país estar como está!

    ResponderExcluir