quarta-feira, 12 de julho de 2017

"A Indiferença", de Bertold Brecht.


Foto – Bertold Brecht (1898 – 1956).
Esse poema, de autoria atribuída ao dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht[1], é dedicado especialmente a aqueles que estão se regozijando da condenação de Luís Ignácio da Silva pelo juiz Sérgio Moro por causa do caso do tríplex a nove anos e meio de cadeia. Em especial a aqueles que não se dão conta do perigo que correm de viverem em um país sob o tacão da ditadura do judiciário, onde uma pessoa acusada de um crime qualquer pode muito bem ser condenada e presa sem provas. É esse o país que vocês querem para seus filhos e netos? Como se não bastasse o período de 1964 a 1985?
Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.

Agora me levaram a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Foto – Luís Ignácio Lula da Silva.

NOTA:

[1] Leia-se “Brerrt”. No alemão a partícula ch tem valor de r aspirado.

Um comentário:

  1. Muito bem colocado! Embora o poema esteja meio alterado (o certo é negros no lugar de comunistas, miseráveis no lugar de sindicalistas e desempregados no lugar de padres), mostra o quão as pessoas são hipócritas, ao ponto de pensar que o que acontece com outrem não lhes acontece. Num piscar de olhos, tudo pode mudar.

    ResponderExcluir