sábado, 6 de agosto de 2016

Resumo do golpe na Turquia



De Akira K, traduzido por Lucas Novaes

Oficiais de defesa americanos acusados por alegações de golpe

Um advogado turco arquivou uma queixa criminal alegando que três oficiais da defesa dos Estados Unidos – presidente do Joint Chiefs de Statt Gen, Joseph Dunford, o comandante da GENTCOM, Joseph Votel, e o diretor de Inteligência Nacional James Clapper – estavam envolvidos no golpe fracassado de 15 de julho na Turquia. A queixa afirma que os oficiais americanos conspiraram e apoiaram os golpistas na base aérea de Incirlik[1], onde jatos que apoiaram o golpe estavam localizados. A queixa irá proceder para promotores turcos que irão decidir se a queixa deve seguir adiante ou não. Teorias da conspiração sobre o envolvimento dos EUA no golpe foram reportadas na mídia turca e estão sendo amplamente acreditados pelo público turco.  

Erdogan quer ‘esmagar o exército secreto da OTAN’ após saber do suposto envolvimento no Golpe.

Teorias da conspiração sobre o envolvimento estrangeiro no Golpe tem sido abastecidas pela mídia turca, com alguns afirmando que Mr Gulen é um membro do exército secreto da OTAN. A ‘Operação Gladio’ foi o codinome para uma operação clandestina da OTAN na Itália durante a Guerra Fria com o fim de preparar resistência armada em caso de uma invasão e conquista do Pacto de Varsóvia. O jornalista turco Ozcan Tikit escreveu em um jornal Haberturk: “Se alguém quer criar novamente relações de confiança com as instituições ocidentais, Gladio na Turquia deve ser eliminado como já foi em diversos países do Ocidente.”

Aplicativo ‘amador’ usado por golpistas na Turquia ajudou a desvendar sua rede de operações

Autoridades turcas foram capazes de rastrear centenas de pessoas acusadas de participar em uma rede underground relacionada ao golpe fracassado do mês passado por meio de uma quebra dos sistemas de segurança de um aplicativo de mensagens presente em um smartphone pouco conhecido.

Um soldado sênior da Turquia disse que a inteligência turca foi capaz de usar o aplicativo e rastrear centenas de membros de um movimento religioso que o governo culpa pelo golpe fracassado do mês passado.

Membros do grupo pararam de usar o aplicativo a vários meses depois de perceber que o mesmo foi comprometido, mas o aplicativo ainda tornou fácil purgação de centenas de professores, policiais, soldados e oficiais da justiça logo após a tentativa de golpe.

$ 2 BILHÕES: O VALOR QUE A CIA PAGOU PELO GOLPE NA TURQUIA

Os Estados Unidos proveram pelo menos $ 2 bilhões por todas as despesas. Os fundos vindos de bancos africanos foram distribuídos por Campbell. Em troca de ajuda, os golpistas prometeram autorizar os Estados Unidos a abrir uma nova base militar na fronteira entre a Turquia e a Síria, equipada com as últimas tecnologias. Também, entre os acordos estava o crescimento da pressão militar e econômica contra a Rússia, o que mudaria seriamente a balança de poder na região.

Erdogan disse que o script do Golpe na Turquia foi escrito no ‘exterior’

Em um discurso combativo em seu palácio em Ankara, Edogan disse na terça-feira que colégios financiados pelo governo americano eram a principal fonte de renda para a rede de operações do homem de negócios Fethullah Gulen, a qual ele acusa de planejar o sangrento golpe do dia 15 de julho.

“Eu estou avisando os Estados Unidos: que tipo de parceiros estratégicos somos nós quando você ainda pode hospedar alguém cuja extradição eu pedi? ”, disse Erdogan em um discurso para representantes locais de firmas multinacionais operando na Turquia.

“Essa tentativa de golpe possui atores dentro da Turquia, mas o script foi escrito no exterior. Infelizmente o ocidente está apoiando terrorismo e apoia planejadores de golpes, ” disse ele em comentários que receberam aplausos e foram transmitidos ao vivo.

Impressões digitais da OTAN no golpe da Turquia

Os mesmos participantes do golpe estacionados na Força Aérea turca, eram majoritariamente estruturas das forças armadas turcas integradas a OTAN, e isso deu aos observadores a primeira evidência do envolvimento da NATO no golpe militar. A base aérea de Incirlik, onde o exército americano era baseado foi usado pelos golpistas para lançar ataques aéreos no parlamento turco. A base é usada conjuntamente pelos Estados Unidos e forças aéreas turcas. Depois da tentativa de golpe, a base foi reprimida pelo comandante da base. General Bekir Ercan Van foi preso pelas tropas leais a Erdogan. Van pediu asilo dos Estados Unidos, mas o pedido foi negado. No rescaldo do golpe, a energia elétrica externa da Turquia foi cortada e uma ordem Turquia impedindo vôos foi colocada em efeito para a aviação americana na área. No dia 30 de julho, a base foi bloqueada por tropas turcas devido a informações de uma segunda tentativa de golpe.

Turquia vê rápida vistoria da agência de inteligência, gendarmaria depois do Golpe

A Turquia irá finalizar uma vistoria de sua agência de inteligência e fazer novos apontamentos para sua gendarmaria na medida em que tenta livrar seu aparato de segurança de seguidores de um mandamento americano culpado pela tentativa de golpe, disseram oficiais na quarta-feira. O presidente Tayyip Erdogan disse que os novos apontamentos na gendarmaria, responsável pela segurança em áreas rurais e chave na luta contra forças dos militantes curdos viriam em 48 horas. O ministro do interior Efkan Ala disse que o trabalho na restruturação na agência de inteligência MIT estava em andamento e que “não deveria demorar muito”.

Mais de 60 mil pessoas no exército, judiciário, serviço civil e educação foram detidas, suspensos ou colocados sob investigação após a tentativa de golpe no dia 15 de julho, aumentando medos entre os aliados ocidentais e grupos de direitos que Erdogan está perseguindo e usando os eventos recentes como pretexto para tal.



REFERÊNCIAS:










NOTA:

[1] Leia-se Indjirlik, pois no turco a partícula c tem valor de dj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário