quinta-feira, 28 de abril de 2016

Porta dos Fundos, PT e direita cristã: aliados no ataque ás religiões?

Figura 1 - Na foto, a representação de um humor cancerígeno

Por Lucas Novaes

Nos últimos anos, o Brasil foi palco de um enorme crescimento na produção de conteúdos originais promovidos principalmente por meio da plataforma de vídeos mais popular do mundo; o Youtube. Entre essas novidades, está o “Porta dos Fundos”, nome do canal mais famoso do país e também o com maior número de inscritos: mais de 11 milhões. Em média, seus vídeos atingem algo em torno de 1 milhão de visualizações por dia.

O Porta dos Fundos, que conta, entre seus fundadores, com Fábio Porchat e Gregório Duvivier, teve e ainda têm como principal característica o escárnio direcionado a diversos assuntos cotidianos, especialmente política e religião. Não há como negar que algumas produções do Porta são dotadas de um humor inteligente (especialmente quando comparado ao que é produzido em programas de canais de televisão abertos tais como o “A Praça é Nossa”, “Turma do Didi” e CQC). Entretanto, muitas vezes o que se vê no canal mais falado do Brasil é uma tentativa forçada e esdrúxula de escarnecer a crença alheia, geralmente fazendo gozação com figuras históricas dos credos religiosos, além de retratar fiéis como idiotas por seguirem determinados mandamentos da fé. O principal alvo de Porchat, Duvivier e & Cia Ltda é o Cristianismo (religião com maior número de adeptos neste país). Entretanto, os mesmos também já fizeram ataques ao Islão, principalmente no tocante a alguns dos traços culturais predominantes nas regiões em que a religião do profeta Maomé é predominante.

Somados esses conhecimentos ao fato de que, no tocante a política, os vídeos do Porta dos Fundos se caracterizam por conter fortes ataques aos mais diversos nomes e partidos políticos, chegamos à não tão surpreendente conclusão de que a parcela da população brasileira a qual os conteúdos artísticos de Fábio Porchat e seus amigos estão direcionados é limitada. Estamos falando aqui do típico cidadão das classes média e alta, habitante de grandes centros urbanos, com costumes secularizados e politicamente descrente ou apartidário. Essa parcela demográfica, fortemente influenciada pelo cosmopolitismo, não está tão preocupada ou não se importa com as zombarias feitas e encaminhadas às crenças religiosas da população em geral. É um alvo fácil na mira desse modo de entretenimento.

O estilo de humor difundido pelo Porta dos Fundos, longe de qualquer genialidade, assemelha-se à um tipo que também é popular no Ocidente e afiliados. Essa comparação inclui o jornal satírico francês Charlie Hebdo, conhecido por suas críticas aos diversos graus de “extremismo político e religioso” e que teve sua sede ataca por muçulmanos cansados de testemunhar seus credos serem ridicularizados em nome do lucro e da “liberdade de expressão”. Os produtores de tais vídeos cancerígenos afirmam estar construindo um humor crítico, em favor da tolerância e democrático. Em verdade, são representados de um ataque às civilizações e seus valores culturais em favor de um vazio existencial moderno que aspira a normalidade. Qualquer adepto de uma ortodoxia religiosa ou ideologia política que considera suas convicções pessoais como sendo de grande importância para sua vida é visto com desprezo por essa nova “elite humorística”.

APOIO PETISTA FAZ SENTIDO?

Um dos acontecimentos mais comentados e discutidos deste mês de abril foi o vídeo intitulado “Delação”, publicado no Porta e que trata sobre a hipocrisia dos órgãos de investigação brasileiros no tocante a sua perseguição seletiva à corrupção dos políticos. O foco prioritário direcionado aos envolvidos do Partido dos Trabalhadores e que, muitas vezes, vem acompanhado de uma preocupação baixíssima para com os escândalos dos outros partidos (leia-se PSDB e PMDB) é um tema que deve ser discutido e exposto aos (falsos) moralistas que gostam de opinar sobre a política, mas cometem erros graves e, muitas vezes, possuem opiniões baseadas no puro ódio a certas ideias e partidos.  

O vídeo descrito acima levou muitos antipetistas hipócritas a histeria coletiva. Foram feitas campanhas com o objetivo de gerar um alto número de cancelamento de inscrições, além de massivos conjuntos de “dislike”. Na contramão dessas campanhas, houve uma forte mobilização virtual vinda, principalmente, dos petistas que se identificaram com o conteúdo do Porta dos Fundos que alcançou milhões de brasileiros.

No entanto, as pessoas que apoiam o canal de Gregório Duvivier acabam por se esquecer que, apesar dos raros momentos de lucidez vindo do Porta dos Fundos, seus feitos já incluíram vídeos abertamente anti-PT. Esse é o caso do recém-lançado “Reunião de Emergências 2”, apenas 2 semanas antes do vídeo “Delação”. A mobilização de milhares de militantes na internet em favor de todo um canal por causa de apenas um de seus vídeos faz com o que os petistas caiam (mesmo que conscientemente) em uma armadilha criada por setores artísticos que estão apenas parcialmente alinhados com a visão de mundo do Partido dos Trabalhadores.

Agora voltemos ao tópico da anti-religiosidade presente no Porta dos Fundos e a certa dose de irresponsabilidade vinda dos simpatizantes do PT com sua suposta fidelidade aos interesses das massas trabalhadores que sustentam a popularidade de seu partido. Os eleitores que, por diversas vezes, depositaram sua confiança nos candidatos Lula e Dilma Rousseff e garantiram suas vitórias são, majoritariamente, religiosos (especialmente católicos). Muitos deles, por exemplo, são pessoas humildes moradoras das regiões não-urbanas do Nordeste e cuja fé é de vital importância para seu cotidiano. O que se pode perceber quando vemos o apoio petista à um canal com humor tão nefasto quanto o produzido pelo Porta dos Fundos é que existe uma discrepância cada vez maior entre seu ideário e o estilo de vida de seus simpatizantes. O PT, cada vez mais, escolhe apoiar o lado do secularismo liberal presente na Europa. E faz isso de maneira gradativamente mais aberta, especialmente quando endossa um canal que, sem pudor algum, pisa encima das opiniões e crenças da maioria de seus apoiadores. Estariam os petistas seguindo os passos de uma esquerda moderada e elitista, tal como a que existe dentro do Partido Democrata nos Estados Unidos? A resposta é: talvez. As pautas impopulares (porém, vigorosamente financiadas por interesses internacionais) estão se sobrepondo aos interesses da vontade popular que fez com que o PT se tornasse o que é hoje, e que é a única verdadeiramente capaz de mobilizar as massas. Os políticos petistas estão completamente inertes aos ataques dos conservadores evangélicos e sua defesa degenerada e elitista da “moral e dos bons costumes”. E estão assim porque, ao invés de militarem por uma aliança entre os valores religiosos do país de um lado, e a justiça social e o trabalho digno do outro (o que os levaria a uma resposta à altura contra o pseudocristianismo de seus opositores), preferem defender o secularismo radical primeiro mundista a fim de agradar militâncias minoritárias barulhentas. 

E A DIREITA CRISTÃ, É DIFERENTE?

Pior do que o apoio que os petistas deram ao Porta, talvez somente as rotineiras respostas dadas pelos representantes da “versão brasileira” da direita cristã. Quando presenciamos figuras como Marisa Lobo (a autointitulada psicóloga cristã) e Nando Moura (vlogger conservador) exigirem que, para que os gigantes canais humorísticos comprovem sua “imparcialidade”, também devem ser feitos vídeos denegrindo a fé islâmica (a segunda maior do mundo, em número de seguidores), revela-se que esses defensores do cristianismo, mesmo que subconscientemente, possuem a perversa vontade de ver valores não-ocidentais serem denegridos da mesma forma que seus valores também são.

Se existe algo que a direita protestante (tanto a dos EUA, como sua versão mais jovem no Brasil) tem mostrado é a sua falta de interesse em promover o respeito mútuo ás religiões. Nesse ponto, tais políticos evangélicos não são tão diferentes dos seus irmãos ideológicos do secularismo antirreligioso. Ambos atacam e perseguem as crenças alheias (quantas vezes ficamos cientes de casos de afiliações religiosas protestantes realizando atos de boicote e até humilhação para com as manifestações de matriz africana ou mesmo católicas?). Outro exemplo claro de irresponsabilidade dessa direita ocorreu quando Pamela Geller (ativista conservadora norte-americana e que proclama defender as “tradições éticas judaico-cristãs”) prestou, em nome da liberdade de expressão, total apoio ao festival de desenhos de Maomé (competição criada com intuito abertamente provocativo), mesmo sabendo que tais representações artísticas são consideradas ofensivas a muitos muçulmanos. Tal festival e seus apoiadores demonstram muito bem a aliança política e cultural feita entre os antirreligiosos e os fundamentalistas evangélicos quando estes se deparam com algum grupo demográfico que leve sua fé a sério, tal qual a comunidade islâmica estadunidense.

Chega-se, portanto, à conclusão de que tanto o secularismo radical como o fundamentalismo evangélico são lados da mesma faceta liberal antirreligiosa. São também inimigos da vontade popular. Apesar de suas disputas culturais aqui e ali, nos momentos decisivos o que ocorre é uma aliança entre elas pela destruição de qualquer resistência.  

REFERÊNCIAS:

LISTA DE VÍDEOS:
Contra o PT:
https://www.youtube.com/watch?v=hXuv3c1Rz_0
Contra o PSDB e PMDB:
https://www.youtube.com/watch?v=m92wwsCxk7k
Contra o Cristianismo:
https://www.youtube.com/watch?v=eLawrQ1KQno
https://www.youtube.com/watch?v=t11JYaJcpxg
Contra o Islão:
https://www.youtube.com/watch?v=hu_uwoMWMfU
https://www.youtube.com/watch?v=W0NosW_DgkM
Desafio babaca da Marisa Lobo:
https://www.youtube.com/watch?v=8Lj0wsjFnmc
SOBRE PAMELA GELLER:
https://en.wikipedia.org/wiki/Pamela_Geller

Nenhum comentário:

Postar um comentário